Os xamãs do povo Yanomami são os guerreiros do mundo espiritual. Eles fazem a conexão entre o mundo visível e o mundo invisível, atuando como escudos contra os poderes maléficos oriundos dos humanos e dos não-humanos que ameaçam a vida de suas comunidades. Eles se dedicam a domar as entidades e as forças que movem o mundo natural e sobrenatural. Eles “seguram o céu”.

O mais conhecido xamã e liderança Yanomami, Davi Kopenawa, é autor do livro “A queda do Céu – palavras de um xamã yanomami” (Companhia das Letras, 2015) junto com o antropólogo francês Bruce Albert. Inspirado nestas palavras e ensinamentos, o Fórum de Lideranças Yanomami e Yek’wana lança o filme “A Mensagem do Xamã” para levar a campanha #ForaGarimpoForaCovid ainda mais longe. A campanha pede a retirada urgente dos garimpeiros ilegais que atuam dentro da Terra Indígena Yanomami, destruindo a floresta e os rios, levando violência às comunidades e, agora, disseminando a Covid-19 entre os indígenas.

Ouça a mensagem do xamã. Ajude o povo Yanomami e os demais povos indígenas a segurar o céu. Eles são os protetores das florestas, da biodiversidade e do equilíbrio climático. Sem eles, sem a Amazônia e sem os ecossistemas da Terra protegidos, novas pandemias vão surgir, o aquecimento global vai se agravar e a humanidade, desaparecer. Já estamos vendo o colapso acontecer em várias partes do planeta. O que falta para que cada um de nós ouça a mensagem dos povos originários? Eles não vão conseguir “segurar o céu” – e adiar o fim do mundo – por muito mais tempo sem a nossa ajuda.

Assine a petição: https://www.ForaGarimpoForaCovid.org

#

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *