Campanha de ajuda aos Guarani-Kaiowá (MS)

A KAMURI passou a centralizar uma campanha multi-institucional de apoio aos Guarani-Kaiowá do Tekoha Teyi Jusu, no Mato Grosso do Sul, que vêm sendo alvo de extrema violência.

Em um ataque promovido por fazendeiros, no último dia 14, o agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos, morreu e outros seis índios ficaram feridos, entre eles uma criança.

Em uma nota,  a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) afirmou que homens armados chegaram em 60 camionetes e atiraram em cerca de mil indígenas, incluindo quatro agentes de saúde indígena, que estavam reunidos no território perto da aldeia Te’ Ýikuê.

Uma comitiva de parlamentares visitou os feridos no hospital e constatou que os tiros foram para realmente para matar, pois atingiram somente regiões vitais, como peito e abdômen. Segundo as vítimas, fazendeiros da região, com auxílio de pistoleiros, já chegaram ao acampamento atirando.

Enfrentando um rigoroso inverno, as famílias indígenas lutam pela recuperação de terras ancestrais, das quais os índios foram alijados pela ocupação por fazendeiros que, apesar de escorados em supostos “títulos” , cometeram esbulho do ponto de vista constitucional que, desde a Constituição de 1934 garante o respeito às terras ocupadas por indígenas.

Entidades da região iniciaram uma campanha para conseguir alimentos, roupas e cobertas para as famílias indígenas que, apesar da violência, não se renderam à tentativa de expulsão pelos fazendeiros. A conta bancária da KAMURI centralizará a recepção dos recursos de quem desejar fazer uma doação solidária. Os recursos arrecadados e seu repasse à comunidade indígena serão amplamente divulgados no site da ong, no facebook e em outras listas de divulgação.

Se você quiser colaborar, faça sua doação na conta abaixo indicada. De preferência, envie-nos também um email (kamuricultural@gmail.com) pelo qual confirmaremos o recebimento de sua ajuda.

KAMURI – Núcleo de Cultura, Educaçao, Etnodesenvolvimento e Açao Ambiental

CNPJ  08.078.187/0001-58           

Conta Corrente no Banco do Brasil : Agência 1515-6   Conta n.  36.935-7