Em setembro de 2019, Ano Internacional das Línguas Indígenas, realizamos na UNICAMP o XI ELESI – Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas. A temática do encontro foi: Revitalização de línguas indígenas: o que sabemos e o que precisamos saber. O XI ELESI foi uma forma muito rica de celebrar o Ano das Línguas Indígenas, reunindo educadores e lideranças indígenas de diversas regiões do Brasil, além de consultores de programas de revitalização linguística, linguistas, educadores, antropólogos, indigenistas, estudantes e muito mais. O Setor de Informática e Audiovisual do IEL – Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP) gravou as principais palestras e mesas do encontro e as disponibilizou em plataforma digital.

Aqui seguem os links para acesso a elas, com a indicação de conteúdo de cada vídeo. São palestras, trocas de experiências e debates enriquecedores para quem quer que trabalhe pelo fortalecimento das línguas indígenas.

Mesas e Conferência de Abertura  (09.09.2019)

Esse vídeo contém a Mesa Oficial de Abertura do evento, a conferência de abertura proferida pela Profa. Dra. Ana Helena Rossi, da UnB (Tradução: um processo entre línguas-culturas ), Mesa de Boas Vindas dos Coordenadores do ELESI e exibição de 2 vídeos sobre trabalhos de extensão da UNICAMP com comunidades indígenas de SP, com destaque para o trabalho de revitalização linguística.

Palestra Lilian dos Santos e Mesa Projetos Revitalização Línguas Tupi  (10.09.2019)

Palestra da Profa Dra Lilian Abram dos Santos (UFG) sobre Conceitos envolvidos em programas de revitalização linguística; e mesa-redonda sobre Projetos de Revitalização de Línguas Tupi, coordenada pela Profa. Pierlangela Nascimento da Cunha (IFRR), e integrada por: Cledinilson Marcolino e Luan E. dos Santos (Nhandewa/Tupi-Guarani, SP), Marina Cíntia da Silva (Tenetehara/Guajajara, MA) e Rosana Brasil Cardoso (Munduruku, PA).


Mesa Projetos de Revitalização e Mesa Metodologia em Revitalização (11.09.2019)

Mesa-redonda sobre Projetos de Revitalização de Línguas Macro-Jê e Tupi, coordenada pelo Prof. Dr Eduardo Alves Vasconcelos (UNIFAP), e integrada por: Rosemeire Indubrasil, Rosemeire Barbosa (Kaingang SP), Sâmela R. da Silva, Enilda S. Souza (Nheengatu, PA), Anari B. Bomfim (Pataxó, BA, MG). Segue-se mesa-redonda sobre Questões de metodologia em projetos de revitalização linguística, coordenada pela Profa Dra Ivana P. Ivo (UFBA), e integrada pelo Prof. Dr. Wilmar R. D’Angelis e pela Mestra Fabiana R. Leite. Inclui, antes das falas da mesa, uma participação das senhoras kaingang Maria Rita Campos (Aldeia Icatu) e Josefa Gavile Penti Charin (de Icatu, moradora em Ekeruá).

Avaliação dos projetos com línguas Arawá, Macro-Jê e Tupi (12.09.2019)

Esse vídeo contém a Avaliação dos projetos de revitalização linguística Arawá, Macro-Jê e Tupi, com os expositores Renildo Lopes da Silva (Paumari/Arawá) (AM), Alessandra Alves Arruda (Guató, MS) e Profª. Dulce C. Franceschini (UFFS) (Sateré-Mawé, AM), com moderação de Anari Braz Bomfim (UFRJ).

Avaliação dos projetos com línguas Tupi (12.09.2019)

Esse vídeo contém a Avaliação dos projetos de revitalização com línguas Tupi, com os expositores Ubiratã Gomes (Tupi-Guarani), Vanderson Lourenço (Nhandewa, SP), Eduardo Alves Vasconcelos (UNIFAP) e Dulce C. Franceschini (UFFS).

Mesa Magistérios e Licenciaturas Interculturais (12.09.2019)

Mesa-redonda sobre Magistérios e Licenciaturas Interculturais e o fortalecimento de línguas indígenas, coordenada por Izabel Gobbi (COPE-FUNAI), e integrada por Domingos B. Nobre (UFF), Elder José Lanes (UFRR) e Marciano Rodrigues (Arpinsul).

Conferência Questões de Alfabetização em Língua Indígena (13.09.2019)

Conferência Questões de Alfabetização em Língua Indígena, proferida por Domingos Barros Nobre (UFF) e Anna B. A. Vecchia (UNIRIO).

Conferência e Debate sobre ensino bilíngue e fortalecimento de línguas minoritárias (13.09.2019)

Conferência O que é, afinal, ensino bilíngue que fortalece línguas minoritárias?, proferida pela Profa. Dra. Tereza Maher (UNICAMP) sob moderação de Regina Maria de Souza (UNICAMP).

Mesa Ações e responsabilidades pela sobrevivência das línguas indígenas (13.09.2019)

Mesa-redonda sobre Ações e responsabilidades pela sobrevivência das línguas indígenas: o papel da FUNAI, das Universidades, dos Estados e das ONGs, coordenada por Juracilda Veiga (KAMURI), e integrada por André Raimundo Ramos (FUNAI), Cristina Martins Fargetti (UNESP -BS), Gilberto Veiga D’Angelis (KAMURI) e Marcus Vinícius C. Garcia (IPHAN).



No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *