ELESI – Encontros sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas
Iniciados em 1995, por 20 anos os ELESI foram o único evento periódico de âmbito nacional, aberto, sobre educação escolar indígena no Brasil. Desde 2007 são de responsabilidade da KAMURI. Os ELESI reúnem educadores e pesquisadores indígenas e não-indígenas (principalmente professores, pedagogos, linguistas, antropólogos, linguistas aplicados), elegendo sempre os temas mais urgentes, no momento, afetando o ensino, o uso da escrita e as línguas dos povos originários.
Uma pequena história
Os Encontros sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas (ELESI) foram iniciados em 1995, quando o primeiro encontro, organizado por Wilmar D’Angelis e Juracilda Veiga, realizou-se como parte da programação do 10º COLE – Congresso de Leitura do Brasil, na UNICAMP, de 17 a 21 de julho/95. A iniciativa teve o incentivo do Prof. Luiz Percival Leme Britto, então Presidente da ALB, Associação de Leitura do Brasil, promotora do COLE.
Inicialmente os ELESI foram responsabilidade do Núcleo de Cultura e Educação Indígena da ALB (Associação de Leitura do Brasil), Núcleo que se converteu na ONG KAMURI, a partir de 2006. Desde sua criação, os ELESI realizaram-se, geralmente a cada dois anos (ver listagem abaixo), sendo que até a 7ª edição sempre integraram a programação do COLE e sempre na UNICAMP, passando a ficar independente daquele evento na sua 8ª edição, realizada na UFGD, em Dourados, Mato Grosso do Sul.
Os ELESI se tornaram, então, referência como o único evento aberto, de âmbito nacional (até 2015), a discutir a educação escolar indígena, além de outros temas relacionados às relações entre escrita e oralidade e ao uso da escrita por povos indígenas (incluindo questões de alfabetização e letramento, definição de ortografias e literaturas de línguas indígenas).
Todos os ELESIs
Aqui se encontra uma relação de todas as edições do ELESI, e respectivos coordenadores
*I ELESI (Campinas, 10º COLE, 1995): Wilmar R. D’Angelis (Unicamp) e Juracilda Veiga (NCEI ALB)
*II ELESI (Campinas, 11º COLE, 1997): Juracilda Veiga (NCEI ALB) e Terezinha M. Maher (Unicamp)
*III ELESI (Campinas, 12º COLE, 1999): Juracilda Veiga (NCEI ALB) e Andrés Salanova (Unicamp)
*IV ELESI (Campinas, 13º COLE, 2001): Juracilda Veiga (NCEI ALB) e Beatriz Gualdieri (Unicamp)
*V ELESI (Campinas, 14º COLE, 2003): Juracilda Veiga (NCEI ALB) e Wilmar R. D’Angelis (Unicamp)
*VI ELESI (Campinas, 15º COLE, 2005): Juracilda Veiga (NCEI ALB) e Mª Beatriz Rocha Ferreira (Unicamp)
*VII ELESI (Campinas, 16º COLE, 2007): Wilmar R. D’Angelis (InDIOMAS -Unicamp/Kamuri) e André R. F. Ramos (Funai)
*VIII ELESI (Dourados, MS, 2010): Wilmar R. D’Angelis (Unicamp), Antonio Dari Ramos (UFGD), Juracilda Veiga (Kamuri). Secretário: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.
*IX ELESI (Porto Seguro, BA, 2012): Francisco V. Ferreira da Costa e Esaú F. S. Santos (IFBA, Porto Seguro), M. das Dores de Oliveira (Funai) e Anari Braz Bomfim (Pataxó).
*X ELESI (Manaus, AM, 2015): Valéria A.C. de Medeiros Weigel e Jonise N. Santos (UFAM), Juracilda Veiga (FUNAI, Kamuri), Romy Guimarães Cabral (UEA).
*XI ELESI (Campinas, SP, 2019): Wilmar da Rocha D’Angelis (Unicamp), André R. F. Ramos (Funai), Juracilda Veiga (Kamuri).
Publicações dos ELESI
Das 11 primeiras edições do ELESI, 7 resultaram em livros publicados:
*Leitura e escrita em escolas indígenas, org. por Wilmar D’Angelis e Juracilda Veiga. Campinas: Mercado de Letras / ALB, 1997.
*Questões de educação escolar indígena: da formação do professor ao projeto de escola, org. por Juracilda Veiga e Andrés Salanova. Campinas: ALB; Brasília: Cendoc-FUNAI, 1999.
*Escola indígena, identidade étnica e autonomia, org. por Juracilda Veiga e Wilmar R. D’Angelis. Campinas: Núcleo de Cultura e Educação Indígena da ALB, Instituto de Estudos da Linguagem, 2001.
*Desafios atuais da Educação Escolar Indígena, org. por Juracilda Veiga e Maria Beatriz R. Ferreira. Brasília: Ministério do Esporte; Campinas: Núcleo de Cultura e Educação Indígena da ALB, 2005.
*Conflito linguístico e direitos das minorias indígenas, org. por Wilmar R. D’Angelis e Eduardo A. Vasconcelos. Campinas: Curt Nimuendajú, 2011.
*Revitalização de língua indígena e educação escolar indígena inclusiva, org. por Anari B. Bomfim e Francisco V.F. da Costa. Salvador: Egba, 2014.
*Experiências brasileiras em educação escolar indígena, org. por Wilmar R. D’Angelis e Domingos B. Nobre. Campinas: Curt Nimuendajú, 2020.