Projeto RENASCENTES: recuperando áreas, salvando nascentes

Em 2020 um incêndio destruiu parte importante da mata que abriga pequenas nascentes, que confluem para o Rio Araribá, o principal curso de água da Terra Indígena Araribá e um dos principais afluentes do Rio Batalha.

                Em agosto de 2021, quando retomamos, temporariamente, os contatos com aldeias, após uma desaceleração do surto da COVID-19, os Nhandewa-Guarani da Aldeia Nimuendajú (T.I. Araribá) nos informaram da sua preocupação com o risco de novos incêndios, e pediram apoio para recomposição da cobertura arbórea na área que fora destruída pelo fogo. A equipe em campo fez, com eles, um levantamento das árvores de maior interesse, dentre as nativas, comparando com as disponibilidades de mudas em empresas especializadas, e ao final, foram entregues 100 mudas das seguintes espécies da mata atlântica: angico vermelho, araticum amarelo, cedro, gabiroba, guavirá, ipês amarelo/branco/rosa, marfim, olho-de-cabra, pau d’alho, peroba e piúna.

                Nessa primeira ação do projeto, a Kamuri também contribuiu com recursos para a execução do trabalho de confecção de aceiro, por trator existente na comunidade, e um ajuda de custo para o plantio das mudas por indígenas.