Sementes tradicionais kaingang, reproduzidas no IAC, voltam ao RS.

Na semana de 6 a 10 de outubro, a T.I. Votouro recebe da Kamuri – por intermédio da antropóloga Juracilda Veiga, atualmente responsável na área de meio ambiente e coordenadora do Projeto Djaryi – sementes tradicionais kaingang, originadas dali mesmo, mas reproduzidas no IAC (Instituto Agronômico de Campinas): Gãr Kunguhu, Gãr , Gãr Kupri, Gãr Kusũg e Gãr Kógár.

As sementes, recebidas pela própria antropóloga, no Votouro, em 2008, foram reproduzidas em Campinas graças ao esforço das técnicas do IAC, Dra Cristina Fachini e Dra Maria Elisa Paterniani, com a colaboração de funcionários do Instituto.

A reprodução visa ampliar o estoque de sementes para plantios maiores, e a colheita esperada dos cultivos que começam este mês em Votouro, devem permitir a distribuição daquelas variedades tradicionais a um grande número de comunidades kaingang no ano próximo. O plantio, na aldeia, ficou sob a responsabilidade do prof. Nilso Cardoso, técnico agrícola kaingang.

Na fotografia, o técnico kaingang Nilso Cardoso, Juracilda (Kamuri), Maria Inês Freitas (Coordenadora Regional da FUNAI), Marlon Pandolfo (agrônomo) e os Profs. Geraldo Ceni Coelho e Claiton Márcio da Silva, da UFFS (Chapecó, SC), no ato de entrega das sementes na T.I. Votouro.

#

Nenhum comentário ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *