Encontro, em Passo Fundo, reuniu participantes de diversas TIs do Rio Grande do Sul

A Universidade de Passo Fundo recebeu, nos dias 1º a 3 de abril, membros da maior parte das terras kaingang do Rio Grande do Sul, que ali participaram da 1ª Oficina sobre Conservação, Multiplicação e Produção Sustentável de Milhos Indígenas Kaingang.

O evento é uma iniciativa da KAMURI, em parceria com a Coordenação Regional da FUNAI em Passo Fundo, contando com colaboração da pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Cristina Fachini, doutora em Meio Ambiente e Sociedade, e do Prof. Dr. Victor Augusto Forti, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia. Cristina Fachini foi a principal responsável, no IAC, pela reprodução de sementes kaingang depositadas naquela instituição para multiplicação para comunidades da mesma etnia. Pela KAMURI, atuou o indigenista Gilberto Machel, permacultor, mestre em Agroecologia pela UFSCar.

O encontro teve ainda a participação remota da antropóloga Juracilda Veiga, coordenadora da KAMURI, que compartilhou com os participantes da oficina registros singulares que fez da narrativa mítica kaingang da origem da agricultura, um dos quais gravado e transcrito em Kaingang, cujas cópias foram distribuídas aos participantes. A KAMURI também presenteou todos os que estiveram nessa 1a Oficina com a obra “Aspectos fundamentais da cultura Kaingang”, de Juracilda Veiga (Editora Curt Nimuendajú, 2006).

#

Nenhum comentário ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *