Por Nayara da Silva Camargo, Doutora em Linguística

O evento, promovido pela UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), tem como ponto principal auxiliar os docentes do Instituto de Estudos do Xingu – IEX na Prática Docente Intercultural e Interdisciplinar. Devido um número expressivo de ingressantes indígenas em um único semestre no Instituto, vemos a necessidade de envolver os professores não-indígenas no mundo da interculturalidade, da interdisciplinariedade e do multilinguísmo.

Sabemos que no Brasil se têm, atualmente, cerca de 160 línguas indígenas, o que inferimos haver, em cada população de língua nativa, diferentes modos de pensar, agir, de ver o mundo que nos cerca. Dessa forma, apresentar informações e modos que ajudem os professores a compreender a cosmovisão dos seus novos alunos, os quais carregam consigo conhecimentos, experiências, práticas sociais e línguas distintas das suas é de suma importância, pois tais docentes têm a grande responsabilidade de se fazer entender pelos novos alunos que merecem ter um ensino de qualidade, assim como outros discentes não-indígenas da Universidade.

A língua é o recurso sociocultural de mais valia que um indivíduo possui e, através da fala e de gestos, ela se torna uma prática social; é através da língua materna que nós nos expressamos na sociedade em que vivemos. Dessa forma, com o auxílio de conhecimentos linguísticos, culturais e sociais das etnias dos discentes ingressantes, pretendemos sugerir práticas de ensino para os docentes do Instituto de Estudos do Xingu dos cursos de Engenharia Florestal; Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa. Apesar de o objetivo ser auxiliar os professores do Instituto, a presença de outros públicos também será muito bem vinda!

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