Que tal um almanaque astronômico que mostre, com histórias e ilustrações, toda uma tradição indígena de conhecimento dos astros e dos movimentos do céu, em sua própria língua nativa? E um jogo de xadrez em que as peças se movem no tabuleiro com nomes e regras na língua indígena? E a criação de um website onde toda a navegação também se dá no idioma ancestral?
Estes temas compõem as propostas de três Grupos de Trabalho (GTs), com a participação de jovens a partir do 6º ano fundamental, para elaboração de materiais na Terceira Oficina de Revitalização da Língua Terena em São Paulo, que acontecerá de 23 a 25 de fevereiro na aldeia Ekeruá, T.I. Araribá, município de Avaí. Os trabalhos serão coordenados pelo Professor Dr. Magnum Rochel Madruga, da UFMG, e pelo Professor Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis, da Unicamp.
A oficina é promovida pelo Grupo de Pesquisa InDiomas, ligado à Unicamp e pela KAMURI, com apoio da FUNAI. O primeiro dia da Oficina será devotado à memória dos encontros anteriores, a conversas sobre o programa e as expectativas dos participantes, e às propostas dos três GTs. Um quarto ponto será a produção de um texto sobre “O Sintagma Nominal na língua Terena”, tema trabalhado no encontro anterior.
A programação do segundo dia da Oficina prevê uma conversa sobre os objetivos, as metas, os prazos e forma de funcionamento dos GTs, constituídos no dia anterior. Em seguida, os trabalhos vão abordar a “Atribuição de qualidades em Terena: atribuição e predicação; levantamento vocabular de adjetivos”. Por fim, será discutida a “Conjugação verbal – parte I: a flexão de pessoa no verbo Terena; verbos transitivos e intransitivos; paradigma das conjugações”.
O terceiro e último dia do encontro vai ser dedicado, primeiro, à “Língua Terena na escola: frases práticas para uso entre estudantes, professores e funcionários”. Em seguida, o tema será o “Estudo de um vocabulário da língua Terena registrado pela Comissão Rondon, possivelmente na década de 1920; destaque para o conjunto de léxicos da flora, fauna e agricultura presentes nele”. Os trabalhos se encerrarão após uma avaliação do encontro pelos participantes, e apresentação de sugestões para a 4ª. Oficina.

Nenhum comentário ainda