4 DE JULHO 2025: CENTENÁRIO DE ARYON DALL’IGNA RODRIGUES

Foto acima: Aryon Rodrigues, Waud Kracke e Wolf Dietrich (2004)

Comemoramos, em 4 de julho de 2025, o centenário do grande linguista brasileiro, Aryon Dall’Igna Rodrigues (1925-2014), que foi o maior conhecedor das línguas indígenas brasileiras, internacionalmente conhecido.

Aryon Rodrigues doutorou-se na Universidade de Hamburg (1959), tornando-se, sem seguida, professor na Universidade Federal do Paraná. No início dos anos 60, a convite de Darcy Ribeiro, criou, na UnB, o primeiro programa de Pós-Graduação em Linguística no Brasil (1963). Demitiu-se da UnB em solidariedade aos colegas perseguidos pela Ditadura Militar, e passou a atuar na UFRJ, onde igualmente foi responsável da criação de uma Pós-Graduação em Linguística. Posteriormente, passou à Unicamp, onde igualmente atuou na criação, em 1975, do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Aposentado pela Unicamp, no final dos anos 1980, voltou à UnB, onde foi reconhecido como Professor Emérito, fundando ali o Laboratório de Línguas Indígenas, onde atuou até o ano anterior à sua morte.

Acima: Aryon Rodrigues no LALI-UnB, 2012. // Aryon e Bartomeu Melià, em Asunción, 2010

Em suas 5 décadas de docência no ensino superior, Aryon Rodrigues orientou 61 pesquisas de mestrado e doutorado. Além das 4 universidades brasileiras nas quais foi docente (UFPR, UnB, UFRJ, Unicamp), atuou também, como professor visitante, em universidades do Estados Unidos, México, Uruguai e Holanda.

#

Nenhum comentário ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *