Trabalho Voluntário – Construção de Website em Colaboração com Povo Indígena

Recentemente, em um esforço colaborativo de falantes indígenas de 3 regiões da Amazônia, a língua Nheengatu, falada por diferentes povos na Amazônia brasileira e venezuelana, foi incluída como opção de idioma nas configurações de uma linha de smartphones recém-lançada.

Uma consequência importante desse trabalho foi a criação de um grupo de trabalho de intelectuais indígenas para o desenvolvimento de um projeto importante para Língua Nheengatu. Uma das necessidades do grupo é a criação de um website para o projeto. Um domínio e local de hospedagem já estão definidos.

Objetivo do trabalho voluntário:  a construção de um site que permita atualização (novas notícias e imagens) pelos próprios usuários indígenas cadastrados. Portanto, um site razoavelmente amigável para usuários não especializados. É desejável que o site tenha uma opção de formulário de contato.

 Como será o trabalho:

  •  O voluntário participará de 2 ou 3 reuniões quinzenais, realizadas em ambiente remoto on line, com os indígenas coordenadores da iniciativa e com participação de um indigenista e linguista da Kamuri.
  • A partir da primeira reunião, deverá dedicar de 4 a 6 horas semanais na construção de um website que atenda às necessidades e solicitações dos indígenas coordenadores do projeto.
  • Estima-se que o trabalho todo, até que o site seja lançado e “entregue” aos interessados não ultrapasse 3 meses.

Requisitos para a vaga:

  • Ter familiaridade com a criação de website em WordPress
  • Ter disponibilidade para participar nas reuniões quinzenais
  •  Estar aberto a aprender sobre o trabalho colaborativo com os povos indígenas

Em agradecimento, o voluntário colaborador terá seu nome creditado e veiculado no site e em tudo o que se refira a ele, além de receber, da própria ONG Kamuri, um atestado de sua atuação voluntária e uma publicação sobre revitalização de línguas indígenas.

Gostou da ideia e quer se candidatar? 

Preencha o formulário clicando aqui.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *